Ainda que a atual pandemia de Covid-19 tenha trazido inúmeras incertezas e até prejuízos para diferentes setores da economia, outras áreas tiveram a oportunidade de aproveitar novas tendências e, inclusive, impulsionar suas vendas nos últimos meses.
É o caso do mercado editorial, em que editoras com livros digitais assistiram – e vivenciaram – um satisfatório crescimento no faturamento do setor nessa modalidade.
E ao que tudo indica, esses números não são apenas uma tendência temporária! Para especialistas, o hábito da leitura digital já vinha conquistando o gosto do brasileiro e a chegada da pandemia simplesmente acelerou essa mudança.
Por isso, para entender melhor quais são as oportunidades geradas nesse cenário para as editoras com livros digitais, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.
Vamos conferir?
Afinal, como a pandemia influenciou o faturamento de editoras com livros digitais?
Como bem destacamos, a digitalização de livros já era considerada uma tendência crescente em todo o mundo e isso se deu, gradativamente, por conta de diferentes fatores.
Por exemplo, o consumo da internet no dia a dia, a popularização de gadgets cada vez mais completos e dinâmicos no mercado, o advento dos e-readers e a expansão de bibliotecas digitais são alguns exemplos que ajudam a explicar essa evolução nos últimos anos.
Com a chegada da pandemia, então, o distanciamento social e o fechamento de lojas físicas deram um empurrão a mais nesse processo de mudança e contribuiu para que editoras com livros digitais se destacassem nesse momento e, cada vez mais, leitores optassem pela leitura virtual.
Qual o real impacto disso?
Para se ter uma ideia melhor, só até a metade do ano, as editoras com livros digitais já haviam batido a extraordinária margem de mais de 8,7 milhões de unidades vendidas no país, o que representa um aumento de mais do que o dobro do volume total de vendas em 2020.
Além do recorde em vendas e no faturamento, as editoras com livros digitais já enxergam um horizonte ainda mais promissor, o que consolida a leitura online como uma nova alternativa de hábito, lazer e aprendizado.
Vale destacar ainda que, os livros digitais não devem – e nem pretendem – substituir os impressos. Pelo contrário! Hoje, a leitura virtual se estabelece como uma nova experiência ao leitor, repleta de flexibilidade, facilidade e funcionalidades que o livro convencional não possibilita.
E que oportunidades são geradas para as editoras nesse cenário?
É muito importante ressaltar aqui, que o mercado editorial, diferente do que muitos pensam, não passa necessariamente por uma crise, mas sim por uma transformação. E indiscutivelmente, isso traz diversas novas oportunidades para quem aposta certo as suas moedas.
Para se ter como exemplo, além de sites, plataformas de vendas e livrarias, editoras com livros digitais têm um vasto leque de opções para investir e expor suas obras para um público cada vez mais crescente de leitores virtuais.
É o caso, por exemplo, de bibliotecas digitais, hoje presentes em grandes universidades, ONGs, instituições governamentais, entre outras, e que disponibilizam obras de todos os tipos em uma interface moderna, dinâmica e integrada com inúmeras funcionalidades.
E se você atua no mercado editorial e reconhece todas essas oportunidades geradas pelos livros digitais, não deixe de conversar com um de nossos consultores e traga o seu acervo para a maior biblioteca virtual do mundo.