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O que esperar do ano letivo de 2022 e como a pandemia mudou os processos de ensino

Muito do que já era considerado tendência no setor educacional, simplesmente se acelerou e se concretizou com a chegada da atual pandemia da Covid-19. Estamos falando, por exemplo, da implementação de modelos híbridos de ensino, em que a tecnologia passou a estar mais presente na rotina das IES e de seus alunos e professores, possibilitando planos de cursos mais dinâmicos, modernos e à distância.

Mas e agora com um novo ano chegando e novas incertezas sobre o futuro da pandemia, o que se pode esperar do ano letivo em 2022? Será que tais tendências se reforçarão ou os modelos antigos devem voltar a assumir seus papéis nas instituições de ensino?

Enfim, neste post, separamos algumas dessas previsões e expectativas esperadas para o setor, que ajudam a responder tais perguntas. Vamos conferir?

Modelo híbrido na educação deve continuar em alta em 2022

A pandemia teve um impacto significativo na mudança dos modelos educacionais nos últimos anos, mas já era notório que tal tendência do ensino à distância vinha se fortalecendo ano a ano mundo afora.

Hoje, praticamente dois anos após o início do primeiro surto da doença, faculdades e universidades já enxergam este modelo híbrido de ensino como uma realidade permanente e não muito o que esperar de diferente para o ano letivo de 2022.

Pelo contrário, muitas dessas IES já investiram esforços e dinheiro na infraestrutura de suas escolas, como em plataformas de aulas digitais, treinamentos, equipamentos para os lecionadores e estratégias para os planos de cursos, justamente para proporcionar aulas de mais qualidade e adaptadas a este novo modelo de ensino híbrido.

Bibliotecas digitais se tornam indispensáveis

Outra tendência nítida nos últimos anos e que deve se reforçar para o ano letivo em 2022 é a presença de bibliotecas digitais nas universidades de todo o país e pelo mundo afora.

Assim como os outros demais exemplos de evolução tecnológica nos modelos de ensino, as plataformas de bibliotecas virtuais proporcionam uma verdadeira revolução, tanto na forma de pesquisar e estudar, como também ao democratizar o acesso ao conhecimento entre a população.

Afinal, hoje, graças ao advento dessa tecnologia, já é completamente possível levar acervos completos e atualizados, com funcionalidades modernas e avançadas, para qualquer lugar do mundo.

Tecnologias fomentam o interesse dos novos estudantes 

Em uma pesquisa recente, 63% dos jovens brasileiros mostram interesse em iniciar uma faculdade em 2022 e a preferência é pelo modelo híbrido. Esse número surpreende e supera expectativas de anos anteriores à pandemia.

E uma das possíveis explicações para esse crescimento no interesse em ingressar na faculdade se dá pelas facilidades e flexibilidade que as novas tecnologias trouxeram ao setor educacional.

Em outras palavras, o ensino à distância, o advento de novas ferramentas digitais e a popularização dos canais e meios virtuais possibilitam que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento.

Em resumo, essas são algumas das principais expectativas sobre o que esperar do ano letivo em 2022 e como a pandemia, somada à evolução de novas soluções tecnológicas, permitiu que muitas mudanças e tendências se concretizassem ao longo dos últimos tempos no setor educacional.

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