Em plena era digital, o hábito da leitura no ambiente virtual tem se tornado algo cada vez mais recorrente e comum, não só entre novas gerações, como entre leitores assíduos de livros físicos.
Inclusive, isso serve para reforçar que o advento dos livros digitais nunca teve como objetivo substituir ou “aposentar” as bibliotecas e obras impressas, mas sim de ampliar o acesso a elas e, principalmente, proporcionar novas experiências aos leitores por meio da tecnologia.
Ainda assim, hoje, há diversos mitos em relação à leitura no ambiente virtual e uma parcela de leitores resistente à ideia e às mudanças desse hábito.
Mas por que exatamente? Para responder e provar que a leitura digital tem inúmeras vantagens e que, não necessariamente, vai fazer você deixar de ler ou comprar livros físicos, nós separamos alguns mitos e verdades sobre esse tema.
Vamos conferir?
É difícil ler em telas
Um dos primeiros mitos em relação à leitura digital se refere justamente à “dificuldade” de ler um livro ou artigo em uma tela, o que não passa de uma simples adaptação e costume.
Afinal, se observarmos, a todo tempo estamos diante de alguma leitura online em diferentes dispositivos, como jornais, revistas, blogs e mensagens pessoais. E em nenhum desses casos costumamos reclamar ou encontrar qualquer dificuldade. Pelo contrário, há ainda mais praticidade e facilidade agregada, concorda?
Sendo assim, essa “resistência” de algumas pessoas em ler um livro digital se baseia principalmente numa tradição e num hábito, que requer uma simples adaptação.
Além disso, se realmente a tela e a luminosidade dos dispositivos interferem na sua leitura, existem alternativas como os e-readers whitepaper que imitam perfeitamente a forma de uma folha de papel.
É preciso estar conectado à internet para ler no ambiente virtual
Esse é outro mito clássico sobre a leitura digital. No entanto, não é necessário estar conectado à internet para ler um e-book ou qualquer outra obra virtual, sabia?
Isso porque só é preciso de uma conexão para baixar o material para o seu dispositivo. Após isso, você tem acesso ao livro mesmo fora da rede e consegue lê-lo a qualquer momento ou lugar.
As bibliotecas virtuais não têm um acervo completo
Mito e dos grandes! Ao contrário do que muitos pensam, as bibliotecas digitais não visam substituir as físicas, mas sim ampliar e agregar novas funcionalidades que uma biblioteca convencional não consegue na mesma velocidade.
Exemplo disso se refere a atualização dos acervos, em que o ambiente virtual possibilita uma dinâmica extraordinária, onde novas obras podem ser modificadas ou adicionadas a cada momento.
Assim, os acervos digitais se permitem ser muito maiores, mais completos e atualizados do que qualquer biblioteca tradicional.
É complicado ler de forma digital
Por fim, o último mito comum em relação à leitura digital se dá a praticidade desse hábito, já que muitos leitores, por nem terem nunca experimentado, acreditam haver dificuldades a nível de tecnologia para ler no ambiente virtual.
Pelo contrário! Ler digital é tão fácil e simples como abrir a página de um livro… ou até mesmo, mais prático!
Afinal, não há mistérios na usabilidade e as plataformas de bibliotecas digitais são de fácil uso, além de oferecerem recursos avançados, como buscas por palavras específicas, tradução simultânea, integração com outros canais de pesquisa, etc.
Em resumo, esses são os principais mitos sobre a leitura no ambiente virtual e como o advento da tecnologia só tende a agregar e a proporcionar novas experiências ao leitor, sem necessariamente substituir ou tirar o hábito de ler livros físicos também.
Curtiu? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e debata o tema com seus amigos, professores e outras pessoas amantes da leitura.