eLivro Biblioteca digital - Como incentivar a utilização da biblioteca digital em sua instituição?

Como incentivar a utilização da biblioteca digital em sua instituição?

Implementar uma biblioteca digital em sua instituição de ensino é estratégia fundamental nos dias de hoje e que permite ampliar o seu acervo, agregar no processo de aprendizado de seus alunos e, inclusive, melhorar os índices de seus cursos.

No entanto, na prática, não basta unicamente investir e disponibilizar a tecnologia na IE. Muitas vezes é preciso incentivar a utilização da biblioteca digital com pequenas ações e mostrar ao usuário como essa ferramenta fará diferença na sua formação também.

E justamente por isso, hoje, nós preparamos este artigo com algumas dicas simples e práticas sobre como incentivar o uso de sua biblioteca virtual entre seus alunos. Vamos conferir?

Divulgue a biblioteca digital

O primeiro passo para incentivar o uso da biblioteca digital em sua instituição de ensino é por meio de uma divulgação constante da ferramenta. Inclusive, isso pode ser utilizado como um grande diferencial entre os “serviços” ofertados em seus cursos e fortalecer a imagem de sua universidade diante do mercado.

Como dica, cite a disponibilidade da biblioteca digital tanto nos meios online (site, redes sociais, aplicativos da IE etc.), como no físico (cartazes, quadros de avisos, panfletos etc.).

Junto a isso, lembre-se de destacar os principais diferenciais oferecidos pela biblioteca digital, tais como acervo amplo, funcionalidades de leitura, possibilidade de tradução simultânea, disponibilidade frequente das obras, entre outros.

Anuncie novos títulos

Uma outra dica importante sobre como incentivar a utilização da biblioteca digital em sua instituição de ensino é manter uma comunicação constante com o usuário, principalmente sobre as novidades e atualizações do acervo.

Por exemplo, você pode enviar notificações aos alunos cada vez que novos títulos e conteúdos relevantes forem adicionados, quando novas editoras anunciarem lançamentos, quando professores da IE publicarem novos materiais e assim por diante.

Capacite a equipe interna

Bibliotecários, professores e outros colaboradores da instituição são peças-chaves nessa estratégia de incentivo à leitura e à pesquisa nas bibliotecas digitais.

Logo, é muito importante reforçar e capacitar toda essa equipe interna, mostrando na prática as funcionalidades da plataforma e todo o acervo disponível, para que assim, eles possam também incentivar o uso da ferramenta pelos alunos, indicar livros e conteúdos importantes, enriquecer as ementas de seus cursos etc.

Incentive publicações de professores

Um dos principais diferenciais da biblioteca digital para instituições de ensino é a possibilidade de publicação de livros e materiais de autoria própria dos professores na plataforma.

Além de isso valorizar e fortalecer a imagem da IE, é uma forma também de incentivar a utilização da ferramenta no meio acadêmico.

Em resumo, essas são algumas ações simples e práticas que visam incentivar a utilização da biblioteca digital em sua instituição de ensino e permitir que a tecnologia cumpra todo o papel de transformação fundamental no processo de aprendizado de seus alunos.

E se você gostou das dicas e quer saber mais sobre como uma biblioteca digital pode agregar na qualidade e índices de sua instituição, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e receba as próximas publicações em primeira mão!