Já imaginou como sua universidade pode agregar inúmeras vantagens ao processo de aprendizado dos alunos e, claro, melhorar o desempenho dos cursos por meio de novos recursos tecnológicos da biblioteca digital?
Pois bem! Tendência global nas principais instituições de ensino ao redor do mundo, as plataformas de bibliotecas virtuais vão muito além da digitalização dos acervos e de ferramentas mais modernas para a leitura.
Estamos falando aqui também de acessibilidade ao conhecimento, flexibilidade no processo de estudo e de verdadeiras experiências relacionadas ao hábito da leitura.
E se você ainda não faz ideia do que os recursos tecnológicos da biblioteca digital podem proporcionar a sua IES, não deixe de conferir essas dicas até o final.
Boa leitura!
Que tipos de recursos tecnológicos uma biblioteca digital oferece?
Como bem destacamos, a biblioteca digital está longe de ser simplesmente uma ferramenta de pesquisa e leitura virtual. Pelo contrário, essas plataformas proporcionam mudanças completas na relação dos alunos, professores e bibliotecários com o processo de aprendizado.
Trata-se também de possibilitar e democratizar o acesso ao conhecimento, independentemente do tamanho da IE, da localização do aluno e da área de especialização do curso.
Além disso, estamos tratando de uma tecnologia que permite agregar vantagens inúmeras e uma dinâmica muito mais inteligente aos planos de cursos, com acervos mais completos, sem limites de empréstimos de livros, funcionalidades avançadas etc.
E por falar nisso, confira alguns desses exclusivos recursos tecnológicos da biblioteca digital:
Modo texto-fala
Imagine seus alunos podendo contar com inteligência tecnológica de ponta, onde o próprio sistema da biblioteca digital possibilita fazer uma locução do livro ou conteúdo de seu interesse.
Isso já é possível por meio do modo texto-fala, um recurso exclusivo de algumas bibliotecas digitais, o que facilita o processo de aprendizado de diferentes formas. Afinal, ele pode ouvir e aprender durante o seu trajeto no ônibus, no metrô, caminhando na rua, arrumando a casa etc.
Tradução integrada
Outro destaque entre os recursos tecnológicos da biblioteca digital é o tradutor integrado dessas plataformas, que possibilita traduzir trechos, palavras ou páginas completas para o idioma de seu interesse.
Ou seja, é a acessibilidade do aluno com obras internacionais em português, ou mesmo uma forma de praticar outras línguas por meio da leitura digital.
Leitura offline
Um dos recursos tecnológicos da biblioteca digital que mais suscitam dúvidas se refere à possibilidade de ler o material sem a necessidade de conexão com a internet.
E sim, isso é completamente possível! Na verdade, é preciso estar conectado unicamente no momento de pesquisar e baixar o livro em seu dispositivo. Após isso, o material fica acessível a qualquer momento e local para leitura.
Integração com outros canais digitais
Por fim, um recurso de extrema importância à disposição dos usuários de uma biblioteca digital é a integração da plataforma com outros canais externos.
Em outras palavras, você consegue acessar dicionários de diferentes idiomas, realizar pesquisas avançadas no acervo (por nome do autor, palavra-chave, editora etc.) e consultar outros canais externos, como Wikipedia sobre o tema da leitura.
Em resumo, esses são alguns dos principais recursos da biblioteca digital, que são agregados à rotina de seus cursos e que, além de facilidade e praticidade, também proporcionam experiências incomparáveis e acessibilidade ao conhecimento.
Curtiu? Quer saber como implementar esses e muitos outros recursos tecnológicos em sua IES? Então, acesse o site da eLivro e conheça os diferenciais da maior biblioteca do mundo.