É indiscutível que as novas tecnologias não tenham proporcionado uma verdadeira revolução na forma publicar, ler, interagir e, claro, de se informar e se capacitar sobre determinados temas no processo de aprendizado.
Hoje, o uso de artigos e publicações digitais para a pesquisa científica é uma realidade que não apenas facilita o acesso ao conhecimento e materiais de suma importância para o estudo e formação de profissionais, como também proporciona novas experiências e agrega mais qualidade a este processo.
E para você entender melhor como a digitalização dos meios de pesquisa tem impacto direto nessa revolução e evolução do ensino, nós preparamos este post destacando os benefícios e vantagens do uso de artigos e publicações virtuais na realização de pesquisas científicas.
Vamos conferir? Boa leitura!
Bibliotecas digitais democratizam o acesso à pesquisa científica
Até pouco tempo, realizar uma pesquisa científica requer horas e muito trabalho de investigação e procura dos materiais adequados em bibliotecas e fontes específicas. E na prática, isso acabava limitando o acesso desses conteúdos a estudiosos, profissionais e cientistas.
Hoje, com o advento das bibliotecas digitais e de seus recursos tecnológicos, esse tempo e trabalho dispensados na procura de fontes se reverteu em tempo e trabalho de estudo, já que o processo de pesquisa passa a ser completamente otimizado e mais prático.
Estamos falando, por exemplo, da viabilização de acervos completos e diversificados em uma única plataforma digital, onde os usuários contam com funcionalidades avançadas de pesquisa e meios inteligentes de interação com esses conteúdos.
Em outras palavras, estudantes, professores e pesquisadores passam a ter acesso a um universo completo de conhecimento e informação em poucos cliques em uma plataforma de biblioteca digital e, consequentemente, a ter uma base mais sólida, segura e confiável para a realização de sua pesquisa científica.
Artigos digitais amplificam o conhecimento
Imagine poder se basear em informações e dados de fontes renomadas, inclusive de autores internacionais, para a sua pesquisa científica.
Atualmente, isso é muito mais viável e prático do que tempos atrás e, indiscutivelmente, o processo de digitalização dos conteúdos e das obras é a principal provedora dessa facilidade.
Hoje, é totalmente possível ter acesso a este tipo de material e informação por meio de plataformas de bibliotecas digitais, o que amplifica não só o acesso ao conhecimento, como também permite agregar mais qualidade e confiabilidade às suas pesquisas científicas.
Recursos digitais proporcionam novas experiências para pesquisas
Um outro fator de destaque no uso de artigos e publicações digitais para a pesquisa científica se dá na disponibilidade de recursos avançados, que facilitam e flexibilizam a utilização desses materiais.
Por exemplo, além do acervo completo e diversificado de conteúdos e obras relevantes para o seu trabalho, estas plataformas digitais oferecem funcionalidades inteligentes que proporcionam uma verdadeira experiência na busca e no processo de estudo, tais como:
- Pesquisa avançada de temas, autores, palavras-chaves etc;
- Tradução simultânea e integrada;
- Dicionários integrado;
- Integração com outras fontes externas de pesquisa;
- Leitura offline;
- Modo resumo.
Enfim, essas são algumas das facilidades e vantagens sobre o uso de artigos e publicações digitais para a pesquisa científica e como esse processo de digitalização proporcionou mudanças e agregou mais facilidades e acesso ao conhecimento de estudantes e pesquisadores.
Gostou do post? Quer saber mais sobre o tema e implementar essas vantagens na prática em sua Instituição de Ensino? Então, não deixe de conversar com um de nossos consultores e conheça os diferenciais da eLivro, a maior plataforma de biblioteca digital do mundo.