A entrevistada de hoje é a Sra. Arlete Regina Rufino Ferneda, Bibliotecária da eLivro Biblioteca Digital
As instituições de ensino intensificaram a inclusão de novas tecnologias na sua rotina, qual o papel da biblioteca nessa mudança?
A inclusão de novas tecnologias vem acontecendo de forma generalizada em todas às áreas, não se restringindo apenas aos ambientes educacionais das bibliotecas. Talvez uma das diferenças, que caracterizam tanto a educação quanto as bibliotecas, seja que a introdução de novas tecnologias nestes ambientes, são acompanhadas por uma visão que não contempla apenas a tecnologia como o ponto alto desta inclusão, mais sim a adequação dos conteúdos oferecidos nesses novos meios.
Como o bibliotecário absorve a inclusão de novas tecnologias no ambiente profissional e acadêmico?
O bibliotecário já se defronta com as novas tecnologias dentro da sua própria formação acadêmica, visto que nos currículos de graduação já encontramos diversas disciplinas relacionadas a bases de dados, softwares e gestão da informação.
Qual é o papel do bibliotecário nas decisões sobre o bom funcionamento da biblioteca?
O papel do bibliotecário como gestor é imprescindível para a integração da biblioteca da instituição com os usuários. Será este gestor que definirá políticas que estabeleceram critérios para desenvolvimento e crescimento de serviços e acervo. Este trabalho integra a parte técnica e acadêmica dentro das Instituições de Ensino Superior.
Em tempos de multiplataformas, qual é o principal desafio em manter o interesse do aluno em frequentar a biblioteca?
A frequência da biblioteca pode ser vista por diversos prismas.
Podemos pensar em frequências destinadas a:
– Empréstimos de livros;
– Pesquisa e estudo em grupos;
– Leitura;
– Lazer e atividades culturais.
O aluno/usuário da biblioteca utiliza o espaço físico não apenas para leitura mas muito mas para um convívio social, então a partir disto podemos pensar que as plataformas apresentam apenas mais uma opção para leitura que podem ser realizadas até no espaço das bibliotecas.
Vale ressaltar aqui, que o layout das bibliotecas está cada vez mais moderno, dinâmico e acolhedor.
Quais os principais benefícios de se adotar uma biblioteca digital?
Os benefícios são inúmeros, citando as cinco leis de Ranganathan (de 1931 que vigoram até hoje), fundamentais instituídas para a Biblioteconomia pelo pensador indiano Shiyali Ramamritam, temos:
1 – Os livros são para serem usados
2 – A cada leitor o seu livro
3 – Para cada livro o seu leitor
4 – Poupe o tempo do leitor
5 – A biblioteca é um organismo em crescimento
Quais recursos você considera essenciais para o bom funcionamento de uma biblioteca digital nas IES?
Considero que o recurso mais interessante seja a possibilidade de interagir de forma mais complexa com o texto escrito, pois no momento que utilizamos ferramentas com as quais podemos acessar em qualquer lugar e a qualquer momento, podemos ouvir, traduzir e até dentro do próprio texto buscar significados, a leitura extrapola a delimitação da folha e do objeto, potencializando as inferências entre leitor e o texto.
A atualização e a adaptação do acervo a ementa do curso são grandes desafios para a biblioteca, como resolver?
Nas IESs a questão de atender as demandas do MEC e obter recursos dentro do orçamento da instituição para o crescimento e adequação do acervo é um grande desafio.
As escolhas passam por diversos crivos e cabe a biblioteca, na figura de seu gestor, buscar soluções que atendam aos diversos aspectos envolvidos (disciplinas, autores recomendados, especificações do NDE e o Setor Financeiro).
Cabe ao gestor da biblioteca encontrar melhores formas de atender as demandas sempre atento ao orçamento aprovado pela instituição.
Vale ressaltar que a busca e conhecimento dos mais variados produtos, é uma tarefa sempre atribuída ao Bibliotecário, para ajudar no momento de tomada de decisão.
Em tempos de restrição de circulação, como a biblioteca digital pode ajudar o aluno no processo de aprendizagem a distância?
Acredito que a disponibilidade do acesso, a possibilidade de acessar a qualquer momento e em qualquer lugar é um aspecto muito importante. Além disso, vale ressaltar, que atualmente presenciando aulas pela internet, tenho verificado que a possibilidade de indicação de livros durante as aulas, mediante a apresentação links feitas pelos professores, auxiliam rapidamente os alunos na recuperação e apropriação de material para pesquisa e estudo.
Como um acervo multidisciplinar ajuda no interesse do aluno em acessar a biblioteca digital?
Acreditamos que quando falamos em acesso a livros e a leitura, um dos fatores que incentivam os leitores é sempre o acesso a Multiplicidade de textos, gêneros e autores. A multiplicidade estará sempre intrinsicamente ligada a qualidade da leitura e do acesso.