Tendência passageira ou, de fato, uma nova experiência no hábito de ler que veio para ficar?
De acordo com as estatísticas e previsões de especialistas, o aumento significativo do consumo do livro digital no Brasil e no mundo nos últimos anos tem ligação direta com fatores tecnológicos e com a chegada da pandemia.
No entanto, indiscutivelmente, esse novo “formato” de leitura está longe de ser uma moda ou algo passageiro. Pelo contrário! Trata-se, de feto, de uma transformação digital completa do acesso ao conhecimento.
Confira a leitura até o final e saiba mais sobre esse tema. Vamos lá?
Afinal, por que o consumo do livro digital aumentou nos últimos anos?
Sem dúvidas, o consumo do livro digital já era considerado uma tendência global e, boa parte disso, se dá pelo processo de evolução tecnológica de alguns anos para cá.
Por exemplo, hoje, basta um celular ou tablet na mão para se ter acesso a acervos completos das mais variadas obras e tudo ali, à disposição do leitor em questão de poucos cliques e minutos.
Além disso, grandes livrarias e plataformas de vendas de livros enxergaram a tempo as oportunidades geradas dessa transformação digital no mercado eitorial e, hoje, são referências na comercialização desses materiais ao redor do mundo.
Fora claro, o advento das bibliotecas digitais, que revolucionaram o acesso ao conhecimento nos mais diferentes aspectos e ambientes da sociedade, como instituições de ensino, ONGs, organizações públicas etc.
Por fim, há a questão da pandemia, que impôs mudanças de hábitos repentinas, o que impulsionou o consumo do livro digital com o fechamento do comércio, isolamento social e o próprio crescimento no consumo online.
E por que os livros digitais vieram para ficar?
O livro digital não veio com um substituto do livro impresso e isso nunca será o objetivo da digitalização da leitura.
É mais coerente enxergarmos essa evolução tecnológica como uma alternativa ainda mais acessível, completa e dinâmica à leitura. Na prática, isso tem não só agregado novas experiência aos leitores com novas funcionalidades, como também tem possibilitado o acesso ao conhecimento de pessoas
Por isso, é um fato consolidado de que o consumo do livro digital realmente veio para ficar, agregando novas experiências, facilidades e praticidade ao hábito de ler.
E isso se prova também em números, como um levantamento recente que aponta o crescimento de 115% no consumo dessas obras digitais nos últimos 3 anos no país.
E quais oportunidades são geradas nesse cenário?
O aumento do consumo do livro digital não agrega vantagens somente ao leitor! Editoras, instituições de ensino, bibliotecas públicas, entre outras organizações, também têm um enorme leque de oportunidades a serem trabalhadas com essa transformação.
As plataformas de bibliotecas digitais, por exemplo, agregam benefícios práticos para todos esses ambientes e esferas do mercado, possibilitando que editoras e autores disponibilizem suas obras em suas plataformas, que reitores e bibliotecários expandam seus acervos e que leitores tenham mais opções de leituras e vivenciem novas experiências.
Enfim, esse é um pequeno resumo sobre o panorama do aumento do consumo do livro digital nos últimos anos e, como bem vimos, trata-se de uma transformação completa no hábito da leitura e que se tornará cada vez mais popular e acessível daqui para frente.
Curtiu? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e contribua para a expansão dessa ideia ao seu redor.