O que já era uma tendência esperada no mercado editorial, simplesmente acelerou com a chegada da pandemia e de outros fatores que impactaram diretamente nos hábitos de leitura das pessoas nos últimos anos.
Estamos falando, claro, do aumento do consumo do livro digital nesses tempos e das novas perspectivas em relação aos costumes dos leitores e ao advento de novas formas de interação com os livros nas próximas gerações.
E para entender um pouco melhor este cenário, o que motivou essa transformação digital e que se pode esperar para um futuro breve, nós preparamos um post com informações, dados e muitas dicas sobre esse interessante tema.
Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!
Afinal, o que motivou o aumento do consumo do livro digital?
Na verdade, o aumento do consumo de livros digitais nos últimos anos está atrelado a uma série de fatores diferentes e que, ao longo do tempo, se reforçaram com a transformação digital nos mais variados setores.
O primeiro exemplo que podemos destacar é a inevitável evolução dos dispositivos móveis, dos quais nos permitem “resolver” praticamente tudo na palma da mão. E obviamente, eles não demorariam muito para se transformar em um novo canal de leitura!
Além disso, o advento de livrarias virtuais e de bibliotecas digitais também reforçou o aumento desse consumo nos últimos tempos, tendo seus acervos disponibilizados na internet, dentro de universidades e em instituições governamentais.
Por fim, a chegada da pandemia da Covid 19 fez acelerar ainda mais essa transformação no mercado editorial e influenciou ainda mais o hábito da leitura digital entre as pessoas, apresentando um incrível aumento de 81% no consumo de livros virtuais, somente entre 2019 e 2020 no Brasil.
E o que isso representa na prática?
O aumento do consumo do livro digital nos últimos anos não representa unicamente uma mudança de comportamento dos leitores no mundo.
Ele vai muito além disso e possibilita agregar benefícios incontestáveis nos mais variados aspectos intelectual, econômico e social.
Por exemplo, as bibliotecas digitais têm papel fundamental na democratização do acesso ao conhecimento hoje em dia, permitindo levar obras e conteúdos a qualquer lugar do planeta.
Pelo lado econômico, temos assistido também uma reviravolta do mercado editorial gerando mais oportunidades e aumentando seu faturamento, enquanto universidades e IEs também ampliam suas possibilidades de cursos e investimentos no ensino à distância.
Por fim, no quesito social, os livros digitais permitem uma verdadeira transformação no processo de aprendizado e cultura das pessoas, com mais acesso, interação e resultados práticos dentro das sociedades.
Em resumo, como bem vimos e destacamos, o aumento do consumo do livro digital nos últimos anos não deve ser enxergado apenas como um fator estatístico e econômico para este mercado, mas também como ponto fundamental para o futuro das próximas gerações, agregando assim mais conhecimento, cultura e acesso aos cidadãos.
E se você ou sua instituição pretende contribuir com essa transformação e servir de exemplo prático na propagação do conhecimento digital, não deixe de conversar com nossos consultores e conheça mais sobre as soluções da eLivro.