Em tempos de tecnologia e de democratização do conhecimento, implementar uma biblioteca digital em suas estruturas tem sido uma estratégia constante entre muitas Instituições de Ensino no Brasil e no mundo.
No entanto, apesar deste processo já ser considerado simples e viável, tendo em vista a facilidade e o excelente custo-benefício de implementação, é preciso estar atento à escolha da plataforma mais adequada e compatível com as necessidades de sua IE.
Sendo assim, nós preparamos um post completo para destacar alguns fatores essenciais ao se implementar uma biblioteca digital e, em consequência disso, conseguir proporcionar uma melhor experiência de aprendizado aos seus alunos.
Confira!
4 fatores indispensáveis ao se implementar uma biblioteca digital na IE
Antes de começar, vale ressaltar que a implementação de uma biblioteca digital em uma instituição de ensino não visa, de forma alguma, substituir ou eliminar o papel da biblioteca física.
Mas pelo contrário, tal ferramenta precisa agregar e se integrar à sua estrutura, permitindo assim novas opções, alternativas e experiências de ensino em sua universidade.
Sabendo disso, podemos destacar os seguintes fatores ao se implementar uma biblioteca digital em sua IE:
Compatibilidade com seu sistema de gestão
O primeiro fator essencial ao implementar uma biblioteca digital é a compatibilidade da plataforma nos sistemas de gestão de sua instituição.
Afinal, tal parceria deve disponibilizar ferramentas avançadas e adaptadas às necessidades de uso da universidade e não o contrário. Ou seja, bibliotecas digitais de difícil implementação ou que requeiram mudanças internas nos sistemas já utilizados não tendem a agregar muito e podem encarecer o investimento.
Sendo assim, busque por parcerias mais dinâmicas, práticas e que, de fato, tragam soluções inteligentes.
Acervo proposto
Outro fator ao decidir qual biblioteca digital implementar em sua IE deve estar atrelado ao acervo proposto.
Afinal, há muitas plataformas digitais disponíveis no mercado, porém com acervos obsoletos e sem atualizações constantes.
Invista em bibliotecas online que contam com acervos completos e amplos, tanto de obras nacionais, como internacionais, e se informe sobre o processo de atualização.
Funcionalidades disponíveis
Um dos principais diferenciais de uma Biblioteca Digital está justamente ligado à experiência proporcionada pela plataforma. E boa parte disso se atrela à disponibilidade de diferentes recursos propostos.
Entre eles, podemos destacar, por exemplo, a possibilidade de traduções simultâneas, pesquisas avançadas, integração com outros canais digitais etc.
Portanto, confira todas as funcionalidades disponíveis ao implementar uma biblioteca digital em sua IE.
Limitações e experiências de uso
Ao implementar uma biblioteca digital, sua instituição precisa pensar na soma de diferentes valores agregados e na experiência do usuário.
Por exemplo, limitações de empréstimos de obras, de números de leitores, de acesso aos acervos sempre foram dificultadores nas bibliotecas físicas e, portanto, não devem se repetir em uma plataforma digital.
Sendo assim, se informe sobre a usabilidade da ferramenta na prática, confira se a mesma apresenta limitações de acessos ou fatores que influenciam a experiência do leitor no dia a dia.
Enfim, esses são alguns fatores essenciais que precisam ser levados em consideração ao implementar uma biblioteca digital na sua instituição de ensino. Lembre-se que, muito além de ferramenta tecnológica, essas plataformas precisam agregar valores e praticidades no processo de aprendizado de seus alunos.
Gostou das dicas? Quer implementar a maior e mais moderna biblioteca digital do mundo em sua instituição? Então, converse com um especialista e conheça todas as vantagens e diferenciais da eLivro.