Assim como em outros ramos da economia, o setor editorial também sentiu os efeitos da crise e ainda tenta se reerguer em meio às incertezas da pandemia. E, indiscutivelmente, a transformação digital das editoras tem sido um dos caminhos mais promissores para essa recuperação e, inclusive, já aponta para um novo horizonte de oportunidades e negócios.
E é justamente para abordar um pouco sobre este tema e mostrar como as editoras têm enxergado novas possibilidades de reinvenção e crescimento na Era Digital, que preparamos este post exclusivo.
Por que as editoras devem apostar na transformação digital?
Pesquisas recentes comprovam mudanças de hábitos significativas na prática da leitura pelo brasileiro durante a pandemia. Só para ter uma ideia mais ampla disso, em 2020 a venda de livros digitais disparou e cresceu mais de 83% em um único ano, o que significou um aumento de mais de 26% no faturamento de livrarias e editoras nacionais.
Por outro lado, a procura por livros físicos neste mesmo período apresentou uma queda de 32%, e para muitas editoras, isso pode ter soado como o início de uma crise generalizada, o que não é verdade!
De acordo com especialistas, o que ocorre atualmente é que o mercado editorial está sofrendo uma transformação digital de grande proporção e as mudanças de hábitos e consumo do leitor são visíveis – e inevitáveis.
Logo, não é que as pessoas deixaram de se interessar pelos livros, mas apenas estão experimentando novos meios mais práticos e fáceis, dos quais cabe às editoras se adequarem e oferecerem essas modalidades.
E quais possibilidades de negócio para editoras na Era Digital?
Só o aumento do consumo de livros digitais no Brasil nos últimos anos já serviria como motivo para a transformação tecnológica de sua editora.
No entanto, as editoras da Era Digital têm muito mais a vislumbrar como oportunidade de negócio do que o faturamento por si só.
Podemos destacar como vantagens dessa transformação do mercado editorial os seguintes benefícios:
- Maior visibilidade das obras ao disponibilizá-las em plataformas digitais;
- Mais facilidade de inclusão das obras em acervos de bibliotecas públicas e de instituições de ensino;
- Redução de custos com a digitalização de livros;
- Alteração e atualização de obras de forma muito mais prática;
- Divulgação amplificada de seus autores;
- Mais acesso aos leitores;
- Novas experiências e funcionalidades para a leitura de seus livros.
E como trazer sua editora para a Era Digital?
Diferentemente do que muitas editoras imaginam, a transformação digital de seu negócio é mais simples e viável do que se imagina.
Afinal, hoje, há plataformas de bibliotecas digitais completas e presentes nos principais ambientes educacionais, que podem levar as obras de sua editora a milhares de leitores em questão de pouquíssimo tempo.
A eLivro, por exemplo, é a maior biblioteca digital do mundo e conta com um acervo diversificado e disponibilizado nas principais universidades e órgãos públicos do país, levando o nome de centenas de autores e editoras aos seus usuários, de forma simples, prática e segura.
Enfim, essas são algumas dicas e informações úteis sobre como o setor editorial tem encarado a atual crise e como a transformação digital dessas empresas tem surgido como uma via de reinvenção e de grandes oportunidades de negócio para editoras na Era Digital.
E se você gostou e quer aplicar essa ideia na prática em sua empresa, não deixe de conversar com um especialista e saiba como agregar suas obras na maior biblioteca digital do mundo.