Em tempos de transformação tecnológica, o uso da biblioteca digital como ferramenta para a elaboração do plano de ensino se tornou algo extremamente prático na rotina das Instituições de Ensino.
As plataformas de livros virtuais não apenas amplificam o acervo de obras das bibliotecas universitárias, como também proporcionam e agregam funcionalidades e agilidade às programações e planos de cursos.
Para entender melhor a correlação de uma boa Biblioteca Digital com a elaboração de seus planos de aula, não deixe de conferir as dicas que separamos ao longo do texto.
Podemos começar?
Afinal, como uma biblioteca digital contribui na elaboração do plano de ensino de um curso?
Entre as inúmeras vantagens agregadas na incorporação de uma biblioteca digital em um curso universitário, destacamos algumas funcionalidades que podem contribuir na elaboração de seu plano.
Buscas avançadas
Se você quer montar um plano de aula com as melhores bibliografias e conteúdos de apoio para os alunos, relacionadas à sua disciplina, a Biblioteca Digital otimiza esse processo com a funcionalidade das ferramentas de busca, que podem ser filtradas ou avançadas.
Na prática, isso significa que você terá métricas específicas como: assunto, autor, editora, temas relacionados e palavras-chaves que podem ser interrelacionados na busca, trazendo mais eficiência na pesquisa.
Organização das Pastas de bibliografias
A biblioteca digital permite a criação de pastas para organizar os títulos selecionados e indicados para os alunos, além de possibilitar a divisão por disciplinas e assuntos relevantes ao Plano de ensino.
Todo este material pode ser compartilhado com os alunos específicos de cada turma e curso.
Acervo amplo e diversificado
Outro fator indiscutível que a Biblioteca Digital agrega à elaboração dos planos nas IES é em relação à disponibilização de um acervo amplo, atualizado e diversificado de obras.
Em outras palavras, você não precisará mais se limitar apenas ao acervo físico da biblioteca e aos horários de funcionamento da mesma, conseguirá indicar novos conteúdos aos alunos, incluindo materiais publicados no exterior.
Tradução integrada
Aproveitando o gancho da dica acima, outro facilitador agregado à Biblioteca Digital na elaboração do seu plano é a possibilidade de indicar livros e conteúdos internacionais como apoio ou complementação à programação do curso, mesmo que ainda não haja exemplares publicados em português.
Isso porque, a Biblioteca Digital permite traduzir essas obras de forma instantânea e em diferentes idiomas.
Multiusuários
Por fim, um outro facilitador ao citar qualquer título da Biblioteca Digital é a possibilidade de acesso por todos os alunos, ao mesmo tempo, de qualquer obra disponível na plataforma.
Isso garante o acesso em qualquer lugar e em qualquer horário a todo o conteúdo oferecido em sua disciplina.
Essas são algumas dicas e diferenciais que uma Biblioteca Digital pode proporcionar ao seu plano de ensino, agregando mais otimização, praticidade e flexibilidade tanto aos professores, como aos alunos.
E se você quer saber como colocar tudo isso em prática em sua instituição de ensino, não deixe de conversar com um de nossos consultores e conheça melhor os recursos da eLivro, a maior e mais moderna Biblioteca Digital do mundo.