Em tempos de transformações tecnológicas em nosso cotidiano, é mais do que normal que tenham surgido novas formas de leitura na Era Digital, principalmente em consequência do avanço dos dispositivos móveis e de outras ferramentas.
Além disso, enganam-se aqueles mais conservadores, que acreditam que tais mudanças põem em risco a existência dos livros impressos ou de bibliotecas tradicionais. Mero engano!
Ao contrário do que muitos possam imaginar, as novas formas de leitura na Era digital servem para agregar e complementar o hábito de ler, sem precisar competir, substituir ou mesmo extinguir obras e instituições físicas.
E justamente para mostrar um pouco sobre esses novos formatos de leitura e como tudo isso pode, de fato, transformar nossas gerações futuras, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.
Vamos conferir?
Afinal, como a tecnologia mudou as formas de leitura?
O hábito da leitura está presente na sociedade há milhares de anos e, não é de agora, que ele vem se transformando conforme a nossa evolução.
Evidentemente que, hoje, essa transformação é muito mais dinâmica e rápida, graças ao advento da tecnologia e ao ritmo que nosso cotidiano assumiu de tempos para cá. E isso se deu pela soma de diversos fatores, tais como a evolução dos computadores, o surgimento dos e-readers, a digitalização de livros em PDF e outros arquivos leves, a inovação de dispositivos móveis, a popularização da internet etc.
Logo, essas novas formas de leitura na Era Digital são resultado de nossos avanços como sociedade e, como bem destacamos acima, servem para complementar ainda mais as nossas necessidades diárias.
E na prática, isso permite criar mais facilidade, praticidade, conforto e recursos ao hábito de ler, assim como proporciona maior acesso e disponibilidade para pessoas que, até então, não tinham contato com essas formas de conhecimento.
E quais são as novas formas de leitura na Era Digital?
Mais do que o advento dos e-livros e das bibliotecas digitais, as novas formas de leitura englobam uma série de outras possibilidades ao leitor, tais como a integração com áudios, vídeos, dicionários, sistemas de tradução etc.
Logo, ler na Era Digital não se resume unicamente a ter acesso a um livro virtual ao invés de uma obra impressa. Mas também permite experimentar um universo infinito de possibilidades que o modo convencional não é capaz, como buscar outras informações em dicionários integrados durante a leitura, interagir com outros canais digitais de pesquisa (Google, Wikipedia, Youtube etc.), conseguir traduzir palavras e frases simultaneamente, entre outros exemplos.
E para mensurar algumas dessas novas formas de leitura na Era Digital, nós destacamos alguns modelos e meios possíveis que existem hoje nesse cenário. Confira!
- Leitura (online e offline) por meio dos diapositivos móveis e notebooks;
- E-readers e ferramentas específicas para leitura digital;
- Áudio books e sistemas de transcrição de livros;
- Leitura online em bibliotecas digitais;
- Booktubers.
E quais vantagens são agregadas na leitura da Era Digital?
Vale reforçar que as novas formas de leitura na Era Digital não tendem – e nem buscam – substituir os livros e bibliotecas físicas. Pelo contrário, é preciso pensar nessa transformação como uma forma de somar, de agregar e de complementar o hábito.
- Mais democratização do acesso à leitura;
- Novos recursos agregados (tradução simultânea, pesquisas avançadas, integração com canais digitais etc.);
- Praticidade e flexibilidade de acesso às obras (leitura a qualquer hora e de qualquer lugar);
- Maior disponibilidade de acervos;
- Leituras mais dinâmicas e interativas.
Em resumo, esses são alguns dos principais pontos e vantagens das novas formas de leitura na Era Digital e como toda essa inovação tem possibilitado não apenas novas experiências ao hábito de ler, como também tem proporcionado verdadeiras transformações para a sociedade como um todo.
Quer saber mais sobre as novas formas de leitura e ficar por dentro das principais novidades sobre esse tema? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.