Ao falarmos de uma curadoria relacionada a uma Biblioteca Digital, estamos falando de um setor que trabalha diretamente com todo o acervo digital desta biblioteca. Este trabalho será pautado na seleção de títulos buscando oferecer sugestões e indicações para várias disciplinas dos mais diversos cursos, toda seleção é feita respeitando as especificidades de cada disciplina, buscando assim oferecer um leque de novas opções.
A curadoria além da seleção, busca intermediar a relação entre as demandas da IES e captação de Editoras, pois ao organizar as sugestões de títulos em cada disciplinas a própria curadoria identifica a demanda para algumas editoras e utiliza este levantamento para captar novos títulos.
Sendo assim este processo torna-se uma via de mão dupla, no qual ao priorizar as necessidades das IES levantamos e identificamos editoras que podem contribuir com o acervo da eLivro.
O processo de curadoria resulta em:
-
Propiciar o crescimento do acervo da elivro
-
Oferecer um atendimento específico às demandas da IES quanto aos planos de ensino (indicando sugestões pautadas nas especificidades de cada área)
-
Aprimorar a parceria com as editoras ao apresentarmos a demanda de seus títulos nos cursos existentes nas IES.
O processo de curadoria em uma Biblioteca Digital é realizado por profissionais com experiência comprovada, pois é uma etapa muito importante no processo de implementação de uma biblioteca digital.
A eLivro utiliza o seu know-how para oferecer e implementar bibliotecas digitais que atendam as necessidades dos mais variados cursos, independente de área ou nível de ensino. O profissionalismo da eLivro reflete em mais de 650 instituições de ensino parceiras, mais de 700 editoras parceiras e a presença em 39 países.