Antes mesmo da atual pandemia, o Ensino à Distância (EaD) já era uma tendência no Brasil e no mundo, o que ajudou a impulsionar mais ainda o papel das Bibliotecas Digitais nessa nova Era do conhecimento e aprendizado.
De acordo como um Censo de 2019, o Ensino à Distância representa mais de 40% dos alunos de cursos superiores no país e tal levantamento aponta para uma tendência crescente nos próximos anos, seja por questões atuais de distanciamento social, seja por simples avanço e evolução das novas tecnologias.
Para entender melhor como o Ensino à Distância se tornou alternativa fundamental para a democratização do conhecimento no país e qual o papel essencial da Biblioteca Digital nesse cenário, nós preparamos um post com algumas informações e dados de suma importância sobre o tema.
Vamos conferir?
Por que o Ensino à Distância cresce tão rápido no Brasil?
Segundo o estudo citado acima, só em 2019, 4 de 10 calouros do ensino superior preferem se matricular em curso de EaD do que em frequentar aulas presenciais ao longo de suas formações.
Vale destacar que esta pesquisa escancara uma tendência antes mesmo das atuais necessidades de isolamento social por conta da pandemia. Ou seja, o Ensino à Distância já era visto como uma alternativa eficaz de formação de muitos brasileiros por outras questões e vantagens que a modalidade proporciona.
Hoje, então, a opção de Ensino à Distância ganha ainda mais notoriedade e crescimento no mercado da educação, somado às necessidades do atual cenário da pandemia, mas também pela popularização e investimento de plataformas online para estudo nas IES.
E qual o papel da Biblioteca Digital no Ensino à Distância?
O advento das novas tecnologias e da conectividade possibilitou que a Biblioteca Digital se tornasse uma realidade de democratização do conhecimento na última década e, consequentemente, viabilizasse o Ensino à Distância com qualidade no mundo inteiro.
Hoje, por exemplo, as Instituições de Ensino podem amplificar seus acervos e disponibilizar obras de autores diversos, nacionais e internacionais, a partir de um excelente custo-benefício e por meio de plataformas modernas e avançadas.
Em outras palavras, a Biblioteca Digital reforça o papel fundamental do Ensino à Distância de levar conhecimento e meios de aprendizado a qualquer pessoa, independentemente de sua localização.
Quais as vantagens que uma Biblioteca Digital agrega ao processo de aprendizagem no Ensino à Distância?
Entre os inúmeros benefícios e vantagens que uma Biblioteca Digital pode agregar a uma Instituição de Ensino com cursos presenciais e EaD, podemos destacar as seguintes funcionalidades:
- Atualização semanal do acervo com novas obras;
- Empréstimos sem limites de obras, mesmo que diversos alunos precisem ler o mesmo material ao mesmo tempo;
- Funções inteligentes de tradução e pesquisa avançada por palavras-chaves;
- Integração com fontes externas de pesquisa;
- Acervo nacional e internacional;
- Disponibilidade de pesquisa e leitura 24h e de qualquer lugar.
Enfim, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o papel da Biblioteca Digital no Ensino à Distância. Como bem vimos, tal tendência já é uma realidade em constante crescimento no Brasil e no mundo e, portanto, acompanhá-la em sua IE é uma estratégia imprescindível na nova Era do Conhecimento.
Gostou? Quer saber como agregar uma Biblioteca Digital em seu plano de cursos EaD? Então, converse agora com um de nossos especialistas e conheça os diferenciais da eLivro.