A entrevistada de hoje é Sra. Leila Rabello, Professora, Bibliotecária e Diretora do Centro Gestor de Informação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
As instituições de ensino intensificaram a inclusão de novas tecnologias na sua rotina, qual o papel da biblioteca nessa mudança?
A biblioteca por ser um espaço de conhecimento e cada vez mais informatizado, otimizado e por sua natureza sistêmica favorece a implantação de novas tecnologias e ao acesso rápido às mudanças que acontecem no mundo contemporâneo. Atualmente, a recuperação de informações contidas em bases de dados, no acervo bibliográfico, na Internet e/ou em qualquer meio se utiliza das ferramentas e técnicas biblioteconômicas e, assim, o que se observa é a importância da Biblioteca na participação ativa no desenvolvimento e inclusão das tecnologias de comunicação e informação, as famosas TICs. Nesse sentido, com mais de 30 anos de experiência, observei que indústrias, empresas, bancos, escolas, universidades, entre outros segmentos, avançam econômica, social e intelectualmente quando possuem uma unidade de informação dinâmica e atualizada dentro dos seus espaços. As novas tecnologias facilitam o processamento, o armazenamento, a distribuição e o quesito principal: o uso da informação.
Nesse contexto, o papel está em educar e preparar o aluno para essas novas tecnologias, agregando conhecimento à comunidade acadêmica. Acompanhar as mudanças tecnológicas de suporte e de novas formas da busca pelo saber, deixando isso à disposição do aluno, para que o mesmo decida qual caminho/bibliografia/tecnologia seguir.
Como o bibliotecário absorve a inclusão de novas tecnologias no ambiente profissional e acadêmico?
É excelente essa pergunta, pois é interessante como o profissional bibliotecário busca atender as necessidades informacionais dos seus usuários e, nesse sentido, para tanto, tem que aprender constantemente e ainda usar e reutilizar as ferramentas tecnológicas, bem como ter como principal aliada as novas tecnologias que possuem um grande potencial para aplicações na área educacional e profissional.
Com absoluta certeza, a tecnologia vem para somar em todos os processos de trabalho, automatizando o tratamento, a organização e a disseminação da informação, o que consequentemente influencia na forma do contato entre o usuário e o bibliotecário.
Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo bibliotecário no seu ambiente profissional?
O desconhecimento do usuário de como se dá o processamento técnico dos materiais, bem como a complexidade da gestão informacional e de acervos, produtos, desenvolvimento de políticas, serviços, instalações e infraestrutura, regulamentos e, principalmente, no desenvolvimento de coleções, pois apresenta indicadores diferentes para cada curso, no caso de biblioteca universitária, na IES, e com exigências variadas.
O reconhecimento da importância dos serviços oferecidos pelo profissional/bibliotecário no que tange ao processo de gestão do conhecimento ao tornar disponível ao usuário toda uma gama de informações gerenciadas de forma adequada que otimiza seu processo de busca pelo conhecimento.
Qual é o papel do bibliotecário nas decisões sobre o bom funcionamento da biblioteca?
O papel do bibliotecário é de possuir autonomia para realizar ações que foque na organização e obtenção de informação a fim de trazer o usuário para mais perto dos serviços da biblioteca atendendo suas necessidades de informação. Estar atento aos procedimentos de técnicos e gerenciais, para que a biblioteca trabalhe em excelência. Os bibliotecários exercem funções educativas e contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de ensino, da pesquisa e dos serviços prestados e circulam entre a comunidade docente, discente e administrativa da instituição. Desta forma, os serviços são concebidos para promover e facilitar o uso da informação, o acesso ao acervo e aos serviços de empréstimos e circulação de materiais, caracterizados pela qualidade eficaz de seus processos.
Em tempos de multiplataformas, qual é o principal desafio em manter o interesse do aluno em frequentar a biblioteca?
É justamente a tecnologia, pois ele tem as informações na palma da mão, de maneira rápida e fácil. Isso não quer dizer que aquela informação seja autêntica, mas a interatividade causa a baixa frequência na utilização do espaço da biblioteca, ou seja, ele não precisa estar ali presencialmente para ler um livro, ele pode ler do próprio aparelho móvel, dessa forma modificando o perfil do usuário. Oferecendo a biblioteca como um espaço de convívio e discussões, onde o aluno interaja com o ambiente, seja para estudar, descansar, ler um livro, tomar um café, por exemplo, e fazendo a curadoria de temas atuais, em exposições, clubes de leitura, por exemplo. A qualidade do desempenho de uma Biblioteca Universitária está diretamente relacionada ao grau de utilização das tecnologias de informação
Quais os principais benefícios de se adotar uma biblioteca digital?
Os benefícios são inúmeros, entre eles, a possibilidade de o aluno recuperar mais fácil e rapidamente as informações que deseja para seus trabalhos acadêmicos, a flexibilidade de ter os diversos conteúdos em um único lugar e de qualquer lugar, seja por meio de tablets ou smartphones. Outro aspecto interessante é a organização bibliográfica, bem como, a simplicidade na realização de fichamentos eletrônicos e citações bibliográficas.
Quais recursos você considera essenciais para o bom funcionamento de uma biblioteca digital nas IES?
Considero que a tecnologia de alta performance é essencial para o bom funcionamento dos serviços da biblioteca digital, e que seja interativa, no sentido de possibilitar que o estudante interaja com os conteúdos, como a possibilidade de fazer comentários e marcar em algum trecho do livro e que a plataforma seja acessada de outros dispositivos além do computador.
A atualização e a adaptação do acervo a ementa do curso são grandes desafios para a biblioteca, como resolver?
Verifica-se que, de fato, que além da atualização constante e nos investimentos bibliográficos para a melhoria de seus acervos referentes aos cursos, há o problema constante das instalações físicas, do armazenamento e dos serviços, ou seja, o espaço físico e a quantidade de exemplares que devem estar expostos para o uso nas bibliografias (básica e complementar) é quase que um problema constante.
Acredito que pela parte da biblioteca digital a solução seria a possibilidade de contratos mais extensos, abertos, para que a bibliografia seja contemplada quase que integralmente e pelo professor que ele conheça o acervo digital da biblioteca, dessa forma, agregando conhecimento de novos títulos e valor à sua disciplina.
Em tempos de restrição de circulação, como a biblioteca digital pode ajudar o aluno no processo de aprendizagem a distância?
Uma biblioteca digital que possua uma curadoria que corresponda às ementas dos cursos oferecidos otimiza o processo de pesquisa. O aluno tem a seu alcance conteúdos informacionais que possibilitam seu aperfeiçoamento de forma remota. Como resultante direta de tais transformações constata-se que a utilização de uma biblioteca digital e aliado a métodos e ferramentas bibliográficas proporciona às IES, competitividade, resultado, qualidade e flexibilidade.
Como um acervo multidisciplinar ajuda no interesse do aluno em acessar a biblioteca digital?
Com o acervo multidisciplinar, a plataforma consegue abranger todo tipo de usuário e conteúdos procurados, além do que estão habituados a pesquisar, o que consequentemente influencia na formação de novos leitores, promovendo o gosto pela leitura, democratizando o acesso, visando à inclusão digital, social e cultural, e, por fim, oferece importante apoio aos vários cursos ministrados pela Instituição.