O entrevistado de hoje é o Edilson Teles Gomes Junior, Gerente de Bibliotecas da UNIESP.S.A.
As instituições de ensino intensificaram a inclusão de novas tecnologias na sua rotina, qual o papel da biblioteca nessa mudança?
Sim, o papel da biblioteca é conhecer as ferramentas disponíveis no mercado e de acordo com perfil do seu cliente trazer produtos que agreguem valor à pesquisa e formação da sociedade, importante destacar que as bibliotecas e bibliotecários veem passando por constantes mudanças ao longo da história e sempre houve a colaboração do bibliotecário na disseminação da informação.
Como o bibliotecário absorve a inclusão de novas tecnologias no ambiente profissional e acadêmico?
Em geral entendo que o profissional bibliotecário absorve a tecnologia como aliada e facilitadora na busca de informação que neste processo onde atuamos como fiador da informação disponibilizada.
Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo bibliotecário no seu ambiente profissional?
Esta pergunta é muito peculiar e vai depender do tamanho da instituição em que o profissional atua porém acredito que a grande dificuldade está atrelada quando a biblioteca é observada sob um olhar simplista onde sua atividade é emprestar materiais, consumir muitos recursos financeiros e receber as comissões regulatórias, cabe ao bibliotecário desmistificar esta visão equivocada e através de indicadores demonstre a importância do profissional e da biblioteca na vida de todos.
Qual é o papel do bibliotecário nas decisões sobre o bom funcionamento da biblioteca?
Veja, papel fundamental de líder e portador de todas as informações que em conjunto com sua equipe será possível identificar as necessidades e atuar para sana-las. Em tempos de multiplataformas, qual é o principal desafio em manter o interesse do aluno em frequentar a biblioteca?
É preciso frisar que a biblioteca vai além de acondicionar livros, o desafio será demonstrar que o ambiente é um espaço democrático para discussão, despertando o senso crítico do cliente e estudo e chave para busca segura de informação, as multiplataformas são apenas mais uma ferramenta, no entanto a biblioteca e o profissional serão os diferenciais neste modelo hibrido.
Quais os principais benefícios de se adotar uma biblioteca digital?
Olha, aqui nos deparamos com 4 pontos que na minha opinião são preponderantes para adoção da biblioteca digital são eles:
1 – Disponibilização da informação com acesso simultâneo e ilimitado se você tiver 100 mil clientes todos poderão acessar o conteúdo e para o bibliotecário sem dúvida é um prazer poder atender todos não? Além de poder disponibilizar um acervo riquíssimo sem comprometer o espaço físico.
2- Outro ponto importante é a questão financeira onde o custo de acesso ao acervo digital permite a Instituição ofertar este recurso investindo um valor menor em relação a aquisição de acervo físico, não quero gerar polemica e tão pouco entrar no mérito para confrontar a importância do acervo físico x o acervo digital, no entanto como bibliotecário e gestor é necessário ter responsabilidade nos custos gerados a IES agir racionalmente. Não me canso de dizer no dia a dia o fato de possuir a biblioteca digital não exclui a necessidade de aquisição do acervo físico seja por uma questão de mercado ou seja o autor não autoriza a comercialização de sua obra no formato digital ou porque a IES tem como premissa manter um número de exemplares físicos como plano de contingência.
3- Atualização contínua, no acervo físico cada nova edição a IES adquiri a obra mais recente o que na biblioteca digital não é necessário havendo apenas uma atualização da obra simultaneamente ao lançamento no mercado este processo é fantástico.
4- Atender aos requisitos estabelecidos nos instrumentos de avalições do Ministério da educação o que promove ao bibliotecário um processo mais ameno diminuindo os problemas com aquisição, esgotados e substituições.
Quais recursos você considera essenciais para o bom funcionamento de uma biblioteca digital nas IES?
Sendo objetivo em considero os seguintes pontos:
Qualidade no conteúdo ofertado
Possuir profissional bibliotecário na equipe
Sistema de recuperação da informação/Indexação impecável
Estabilidade na disponibilização do conteúdo
Acessibilidade
Possibilidade de acesso de qualquer device
Relatórios de impacto
Atualização continua
Fidelização dos autores
Tutorial interativo
A atualização e a adaptação do acervo a ementa do curso são grandes desafios para a biblioteca, como resolver?
Sem dúvida, esta ação gera um desgaste entre o profissional bibliotecário e demais áreas envolvidas seja diretamente com o professor de cada disciplina ou coordenação uma vez que nem sempre conseguimos atender aos anseios em virtude da indisponibilidade de determinada obra e também o custo, imagine um curso de 8 semestres com 5 disciplinas que possui 8 títulos entre básica e complementar, estamos falando de 320 títulos e adequar a necessidade do curso e a disponibilidade no mercado é um desafio……
Em tempos de restrição de circulação, como a biblioteca digital pode ajudar o aluno no processo de aprendizagem a distância?
Conforme mencionei acima a biblioteca digital tem esta vantagem de ofertar o conteúdo ilimitado onde o cliente estiver seja em casa, trabalho, ônibus ou carro. Cabe ao bibliotecário incentivar a utilização encaminhando as obras pertinentes ao curso e prestar assessoria.
Como um acervo multidisciplinar ajuda no interesse do aluno em acessar a biblioteca digital?
O acervo multidisciplinar pode suprir necessidades informacionais do cliente que vão além do conteúdo pertinente ao curso e demostra a riqueza das obras que compõem a plataforma, além do cliente se deparar com materiais diversos artigos, vídeos etc.